Logo Trata Brasil

>Programa Consumo Responsável

Em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE) e a empresa Itron, o Instituto Trata Brasil desenvolveu o projeto “Água e Cidadania pela Vida” em dois bairros contemplados com redes de água potável. As comunidades de Vila Athenis e Jardim da Amizade fazem parte do Programa Consumo Responsável, desenvolvido pelo Dmae.

Os bairros receberam redes provisórias de água potável e também melhorias no sistema de medição de consumo através das tecnologias desenvolvidas pela ITRON. O Trata Brasil entra no projeto educando e conscientizando os moradores sobre o uso racional a água, seja através de oficinas, seja com outras atividades que fazem os moradores pensarem sobre seus hábitos de consumo.

Ao final das medições observou-se que 60% dos moradores da Vila Athenis encontravam-se na faixa de consumo de água recomendada ou tolerável, enquanto no Jardim da Amizade este nível chegou a 70% dos moradores. A média de consumo de água diário recomendada pela organização das Nações Unidas (ONU) é de 110 litros por dia por habitante, mas no Brasil é mais comum encontrarmos usos mais próximos dos 200 litros diários. No vídeo pode-se ter um gostinho da importância do projeto nas comunidades, como os próprios moradores mostram.