Logo Trata Brasil
Search

Presidente Prudente

Presidente Prudente, no interior de São Paulo, foi destaque no evento do Instituto Trata Brasil, “Exemplos em Saneamento Básico Municípios provam ser possível universalizar serviços e reduzir perdas de água 2017”, pelo bom desempenho rumo à universalização do saneamento na cidade.

Atualmente, a cidade abastece 100% da população. O município realiza coleta de esgoto de 99,6% dos habitantes e 100% do volume do esgoto gerado é tratado.

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), plataforma de indicadores do Ministério do Desenvolvimento Regional, mostram a seguinte série histórica do município:

Ano Indicador de atendimento total de água (%)Indicador de atendimento total de esgoto (%)Indicador de Esgoto Tratado por água consumida (%)
201499,797,684,04
201510010085,2
20161009998,7
201710099,599,9
201810099,06100
201910099,6100
202010099,6100

 

O INSTITUTO TRATA BRASIL ENTREVISTOU A COMPANHIA DE SANEAMENTO O INSTITUTO TRATA BRASIL ENTREVISTOU A COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO O INSTITUTO TRATA BRASIL ENTREVISTOU A COMPANHIA DE SANEAMENTO O INSTITUTO TRATA BRASIL ENTREVISTOU A COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO

Que esforços você destacaria como fatores mais importantes na gestão do saneamento local e que fizeram com que se chegasse a esta posição tão boa?   
O planejamento dos investimentos ao longo dos anos, direcionando recursos para prover o abastecimento de água e o esgotamento sanitário dos bairros e distritos de Presidente Prudente, foi fundamental. Diagnósticos dos sistemas, com acompanhamento das demandas futuras, são atividades que estão incorporadas aos gestores dos processos.
Operar o sistema de distribuição de forma adequada, garantindo água com qualidade para todos, é imprescindível. O tratamento da água bruta correto é o passo inicial para a satisfação dos clientes.
A constante gestão das perdas no sistema de água é outro fator muito importante para manter o bom atendimento.

Quais desafios e problemas vocês enfrentaram para a melhoria do saneamento básico da cidade? Como resolveram para chegar nos indicadores atuais?
A gestão dos ativos é essencial. Primeiro com a operação adequada, com manutenção preventiva em redes e equipamentos, garantindo que operem de forma apropriada em todo o tempo.
Também são necessários investimentos para renovar equipamentos e sistemas de distribuição de água e de coleta de esgoto, atendendo às demandas decorrentes do desgaste devido ao tempo de uso e à necessidade de ampliação, na medida em que há o crescimento da cidade.

Investimentos sem uma boa gestão não trazem resultados. E o oposto? É possível ter sucesso com pouco recurso financeiro?
Sistemas de água e esgoto necessitam de investimentos. A quantidade de recursos financeiros envolvidos depende da complexidade do sistema a ser atendido. Sistemas pouco complexos exigem pouco investimento e a manutenção é menor. Quanto mais complexo os sistemas de produção e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto, mais investimentos na manutenção e operação são necessários para garantir um bom serviço. O cliente deve entender que há custos operacionais vultosos para que a água esteja em suas torneiras 24 horas por dia, bem como para que o esgoto desapareça de sua casa e, depois do tratamento, seja devolvido à natureza com o menor impacto possível.

Que conselhos vocês dariam aos gestores e empresas operadoras de outras cidades para que consigam melhorar os indicadores de saneamento?
Em primeiro lugar, que haja remuneração adequada pelo serviço prestado, buscando o equilíbrio econômico-financeiro da operação do sistema. Em seguida, buscar melhorar índices de qualidade do produto e reduzir perdas no sistema de água. Investir continuamente na manutenção dos sistemas de água e esgoto e na ampliação da cobertura, buscando atender a todos que estejam em sua área de atuação.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil