Logo Trata Brasil

>Limeira

Limeira foi destaque no evento do Instituto Trata Brasil, “Avanços em Saneamento Básico 2015, como cidade destaque em redução das perdas de água.

Limeira, cidade localizada no interior de São Paulo, ocupa a 6ª posição no Ranking do Saneamento de 2022.

O município abastece 97,% da população com água tratada e 97% dos moradores têm coleta de esgoto.

Abaixo, é possível observar os indicadores disponíveis no SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

Ano Indicador de atendimento total de água (%)Indicador de atendimento total de esgoto (%)Indicador de Esgoto Tratado por água consumida (%)
201497,0297,02100
201597,0297,02100
201697,0297,02100
201797,0297,02100
201897,0297,02100
201997,02 97,02 81,98 
2020979786,1


O INSTITUTO TRATA BRASIL ENTREVISTOU A EMPRESA BRK AMBIENTAL, RESPONSÁVEL PELOS SERVIÇOS NO MUNICÍPIO. LEIA NA ÍNTEGRA:

Que esforços você destacaria como fatores mais importantes na gestão do saneamento local e que fizeram com que se chegasse a esta posição tão boa? 
O que permitiu que Limeira chegasse à posição de referência em saneamento no país, foram os investimentos realizados, ao longo de 25 anos, nos serviços concedidos à iniciativa privada. Desde 1995, o município recebeu cerca de R$ 500 milhões em investimentos nas diferentes frentes de atuação da concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto. Recursos aplicados em equipamentos e infraestrutura (redes, estações de tratamento, reservatórios, elevatórias, equipamentos, entre outros), na gestão da qualidade dos processos, atenção aos recursos hídricos, melhoria contínua na satisfação do cliente, além de qualificação da equipe.

Quais desafios e problemas vocês enfrentaram para a melhoria do saneamento básico da cidade? Como resolveram para chegar nos indicadores atuais?
25 anos atrás, quando ocorreu a concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada em Limeira – medida pioneira no país – o saneamento do município apresentava um quadro muito diferente do atual. Eram 55 mil ligações de água, hoje são cerca de 105 mil ligações, praticamente dobrou. O sistema de abastecimento de água era incapaz de abastecer toda a cidade; a produção de água era cerca de 25% menor do que a demanda que existia na época. Tinha rodízio em grande parte da cidade. E o quadro mais agravante de, praticamente, todos os córregos que cortam a área urbana da cidade, terem lançamento de esgoto in natura. Apenas 2% do esgoto gerado no município eram tratados naquela época.

Passados 25 anos, e realizando os investimentos necessários com um projeto de saneamento contínuo e estruturado, alcançamos os resultados dos atuais indicadores. Dificuldades sempre tivemos, problemas sempre enfrentamos, mas sempre procuramos crescer junto com os desafios para que pudéssemos levar um serviço de qualidade, de referência, que é o que temos hoje em Limeira.

Investimentos sem uma boa gestão não trazem resultados. E o oposto? É possível ter sucesso com pouco recurso financeiro?
O saneamento exige uma força conjunta, entre investimento e gestão.Investimentos sem uma boa gestão podem trazer resultados imediatos, porém não contínuos. Já o oposto, pode trazer alguns resultados, mas de forma mais morosa e, nem sempre, expressivos.

Que conselhos vocês dariam aos gestores e empresas operadoras de outras cidades para que consigam melhorar os indicadores de saneamento?
Os investimentos em saneamento devem ser contínuos e perpétuos em uma cidade, porque na medida que você alcança a universalização dos serviços, o município continua seu crescimento vegetativo, e nossos sistemas têm que estar preparados para atender a todos e a qualquer tempo. Além disso, a modernização das estruturas se faz necessária e deve ocorrer continuamente.

Além da manutenção dos investimentos e foco em saneamento, baseado em conceitos técnicos, também destacamos como fatores necessários para avanços o envolvimento da população em relação ao tema. Para que um município possa evoluir em saneamento, também é preciso que haja o comprometimento de toda a comunidade para o bom funcionamento dos sistemas, seja no uso consciente de água, na interligação ao sistema público de esgoto ou no descarte adequado de resíduos. Todas as pessoas precisam assumir seu compromisso socioambiental junto à comunidade.

Resumidamente, para a melhoria dos indicadores de saneamento se faz necessário investir e garantir a manutenção desses investimentos, baseado num projeto contínuo e com boa gestão, tendo como aliado o compromisso da população.