Logo Trata Brasil
Search

Dia do Biólogo: Embaixador do Trata Brasil, Luciano Pamplona, alerta sobre as doenças provocas pela ausência de saneamento

Além de Pamplona, o Instituto Trata Brasil conta com mais três biólogos no quadro de embaixadores

No dia 3 de setembro, é comemorado o Dia do Biólogo, esse foi o dia da sanção da lei de regulamentação dessa profissão, com isso essa data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam à área. O Trata Brasil conta com a presença de quatro biólogos que buscam se engajar na causa do saneamento, fazendo parte do quadro de embaixadores, são eles: Constança Simões, Leandro Giatti, Luciano Pamplona e Mário Moscatelli.

Em um episódio do “Falando em Saneamento”, podcast lançado pelo Trata Brasil que traz diversos assuntos com temas direcionados ao saneamento básico, conversamos com o biólogo Luciano Pamplona sobre as doenças de veiculações hídricas no Brasil e a relação com a Covid-19. Além de biólogo, Luciano também é epidemiologista e doutor em Ciências Médicas, professor universitário dos cursos de medicina da Universidade Federal do Ceará e Centro Universitário Christus, além de pesquisador com experiência em arboviroses e investigação de surtos/epidemias.

Durante a conversa, Pamplona comentou que na pandemia, o Brasil está mais vulnerável do que outros países pela falta de serviços de saneamento básico “A carência de água e a falta de água tratada disponível para as pessoas, sem dúvidas é um aspecto negativo para que o Brasil tenha alcançado essa situação”.

Pensando nas lições que vão ficar após a pandemia, o biólogo acredita que o brasileiro aprendeu sobre a importância e a necessidade de lavar as mãos. Além disso, analisando o sistema saúde, apesar de muitos processos serem realizados de última hora durante a pandemia. Em algumas regiões houve uma ampliação de rede de atenção e principalmente, da rede em atendimento, além de obviamente o treinamento e capacitação dos profissionais de saúde, sendo legados da pandemia.

Ademais, o epidemiologista alertou que podemos sofrer com novas doenças provocadas pela ausência do saneamento atreladas com a degradação do meio ambiente “Existe um dado recente da Organização Mundial de Saúde que estima que para cada dez doenças novas do mundo sete vão ser zoonoses, ou seja, doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Muitas vezes estamos entrando em contato não só com esses ambientes, mas também outros animais com uma intimidade que não tínhamos antes. Atrelado isso a degradação do meio ambiente e a falta de saneamento, a gente acaba se expondo a situações que não esperávamos e que nem o sistema de saúde está preparado”.

Analisando os dados nacionais que demonstram a existência de aproximadamente 30 milhões de brasileiros morando em condições vulnerais, seja em favelas, áreas irregulares ou em zonas rurais, para Pamplona essas pessoas deveriam ser o principal foco de atenção neste novo momento de saneamento básico após a aprovação do novo Marco Legal “Sem dúvidas nenhuma quando discutimos saneamento, água tratada e com qualidade adequada, é impossível não pensar em priorizar essas áreas onde as pessoas vivem nas piores condições possíveis. Então se com o Marco Legal for possível priorizar essas áreas em que naturalmente existem mais riscos e as pessoas não têm acesso a condições de saneamento, será um grande avanço para a saúde brasileira”, finaliza o biólogo.

Convidamos você a conhecer mais também sobre os trabalhos do Prof. Leandro Giatti, Mário Moscatelli e da Constança Simões. São três biólogos importantes que contribuem muito com o trabalho do saneamento básico. Moscatelli tem uma página no Instagram, onde ele denuncia a situação sanitário do Rio de Janeiro: https://www.instagram.com/moscatellimangue/.
Já o Prof. Leandro Giatti tem inúmeros trabalhos acadêmicos, os quais ele supervisiona teses e dissertações na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo: https://teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=17&Itemid=160&id=67A387357056&lang=pt-br.
Enquanto Constança Simões tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: esquistossomose, controle de endemias, epidemiologia e controle, controle de vetores e saúde e ambiente; seus trabalhos podem ser vistos aqui: https://scholar.google.com.br/citations?user=zfn3cl0AAAAJ&hl=pt-BR.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil