Inicio
Imprensa
Notícias
Tratamento de esgoto do município de pedreira, seus processos e estruturas - KALA - SP - NOTÍCIAS

Tratamento de esgoto do município de pedreira, seus processos e estruturas - KALA - SP - NOTÍCIAS

26/08/2013

26/08/2013

Foto(s): Pablo Amaral ASSIMP-PMP 

O Processo de tratamento de Esgoto do Município de Pedreira é conhecido como LODO ATIVADO, sistema por batelada, que começa com o tratamento preliminar que são as peneiras rotativas que retiram do esgoto todos os restos de alimentos, grandes insetos, plásticos, trapos, grandes porções de cabelos, e outros objetos jogados no esgoto .
O Segundo processo é o desarenador 1, que retira do esgoto todos os ciscos e resíduos de pequenas dimensões, como por exemplo, de areia, que são arrastados nas tubulações até a estação de tratamento.
O Terceiro processo, é o processo mais importante para o tratamento de esgoto , consiste nos tanques de aeração, onde há motores com turbinas que impulsionam o ar atmosférico para dentro do efluente, assim, como o ar atmosférico contem aproximadamente 22% de oxigênio, os micro-organismos aeróbios usufruem desse oxigênio em seu processo metabólicos e degradam a matéria orgânica 2 presente no efluente, o que pode ser dito como, TRATAM O ESGOTO e reduz a porção que poluem os corpos hídricos.
Neste processo, existe uma cooperação e em outros casos predação 3 entre os micro-organismos presentes, como fungos, bactérias, vírus e helmintos 4, e toda essa micro fauna realiza o consumo da matéria orgânica, restando somente ao final do processo que é controlado por tempo de aeração e decantação, apenas um lodo rico em micro-nutrientes e alguns seres microbianos. Esse lodo então é retirado para um tanque de adensadores, onde o mesmo processo de aeração acontecerá novamente e por fim o lodo final será destinado à centrífuga.
O líquido clarificado e tratado dos tanques de aeração, então dará inicio ao quarto processo de tratamento, que será a desinfecção, pois quando do descarte, micro-organismos presentes no efluente são arrastados e quando no tanque de contato, esse efluente recebe a cloração por gás, este é o caso de Pedreira que trabalha com Gás Cloro, por fim, no tanque de contato o efluente sai com a taxa de DBO5 muito baixa e sem a presença de nenhum micro-organismo, evitando assim a contaminação do corpo receptor. Vale salientar que a cloração acontece dentro do tanque de contato e no final deste processo, além de ter o líquido desinfetado, não há mais a presença do elemento cloro no efluente antes de ser lançado no corpo hídrico receptor.
O Quinto e sexto processo acontece dentro da ETE, onde o Lodo dos tanques de adensadores é enviado para a centrífuga que elimina 80% da parte liquida do lodo, transformando-o em uma massa com consistência de pó de café úmido, e por fim pode ser destinado de forma adequada aos aterros licenciados para estes lodos biológicos. Seguindo esse processo, o liquido que sai da centrifuga e dos tanques de adensadores, retornam ao processo de tratamento de esgoto iniciando pelo processo de tratamento primário, e o ciclo da Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira, reinicia.
Nota-se, portanto a grande estrutura necessária, além de todos os equipamentos e materiais de insumos, como reativos para laboratórios, vidrarias e mão de obra treinada para compor este grande e tão importante processo que auxilia a preservação dos recursos naturais e garantem a qualidade de vida da população.
Vocabulário
1 - Desarenador é um equipamento destinado à remoção de sólidos pesados suspensos nos sistemas, seja em Estação de Tratamento de Água ou de Esgoto.
2 - Matéria orgânica é a matéria que deriva do que em algum momento foi um organismo vivo ou pode ser dita como matéria decomposta ou em decomposição, composta essencialmente de composto de carbono.
3 - Predação é uma relação ecológica em que muitos animais procuram ativamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem, capturam e comem.
4 - Helmintos são vermes que vivem como parasitas e podem causar uma grande variedade de doenças infecciosas.Ex. Lombriga e solitária.
5 - DBO significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. 

Outras Notícias

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.