Saneamento rural

Home Projetos Sociais

Inspirado no “Projeto de Proteção às Cabeceiras do Pantanal”, desenvolvido de 2013 a 2015 pela WWF Brasil com apoio do Instituto Trata Brasil - ITB e Embrapa Instrumentação, o Trata Brasil desta vez desenvolve projeto similar na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo.

Aproveitando do conhecimento e parceria da Braskem, oferecemos desenvolver projeto dentro do Programa “Mogi+Água” – ação da Prefeitura local e CATI de Mogi das Cruzes. A ação contempla a instalação de 10 miniestações de tratamento de esgoto para propriedades rurais no município, além de capacitação sobre o tema para os agricultores conhecerem o objetivo da ação, o funcionamento e manutenção do equipamento, além das vantagens para a proteção ao meio ambiente e à saúde da família.

A proposta é estimular entre os moradores e agricultores das chácaras e fazendas locais o envio dos esgotos para um destino correto promovendo a preservação dos recursos naturais das comunidades rurais da região. A opção foi pela tecnologia desenvolvida pela empresa Vecchi Ambiental, também parceira da Braskem, com instalação de biodigestor unifamiliar de baixo custo para tratamento de esgoto onde não exista rede oficial de coleta e tratamento de esgotos. A ação também visa preservar a qualidade da água dos rios, uma vez que é a água que alimentará as cidades vizinhas.

Veja as fotos

(11) 3021-3143
tratabrasil@tratabrasil.org.br
Desenvolvido por DMSNet