Logo Trata Brasil

>Banheiros no Semiárido

A iniciativa faz parte do projeto “Vim para UNICEF” desenvolvido pela Unilever e UNICEF. O Instituto Trata Brasil é parte integrante sendo responsável pelo desenvolvimento de ações no semiárido e que vão desde a coordenação da construção dos banheiros, reforma das cozinhas e provimento da água, assim como trabalhos de conscientização sobre a importância do acesso à água e ao saneamento básico para alunos, professores e autoridades locais.

No projeto-piloto foram beneficiadas 1600 crianças em 3 escolas reformadas pelo projeto e em outras 39 reformadas por prefeituras envolvidas na ação. O Trata Brasil atuou em parceria com a Pastoral da Criança e conscientizou alunos, professores, funcionários e líderes comunitários para o uso prioritário da água e para que os benefícios levados à região fossem usufruídos da melhor maneira possível.

Principais resultados

Este projeto no semiárido contribuiu comprovadamente com a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, sobretudo na melhor qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. 
Alguns resultados práticos conseguidos:

  • Diminuição da evasão escolar;
  • Elevação do desempenho escolar;
  • Diminuição dos casos de doenças contraídas do contato direto com a água poluída;
  • Esclarecimento dos envolvidos para que as necessidades básicas do ser humano sejam cobradas das autoridades.