Ao informar e sensibilizar a população sobre seu direito de acesso à coleta e tratamento de esgoto, mobilizando diversos setores da sociedade, o Instituto Trata Brasil espera:

  • Melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas;
  • Apoiar as ações em busca de melhoria da gestão do saneamento em todos os níveis – municipal, estadual e federal.
  • Contribuir para a redução do Custo Brasil, já que a criação de infra-estrutura básica atrairá novos negócios e novas indústrias ao país, elevando a geração de emprego e renda.
  • Contribuir para a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano -IDH.
  • Cobrar do Poder Público que este assegure recursos suficientes e permanentes de forma a se alcançar a universalização do saneamento.
  • De acordo com estudos do IBGE, cada R$ 1 milhão investido em obras de esgoto sanitário gera 30 empregos diretos e 20 indiretos, além de empregos permanentes quando o sistema entra na fase de operação. Com um investimento de R$ 11 bilhões anuais, que é o reivindicado pelo setor para se alcançar a universalização em 20 anos, teremos 550 mil novos empregos por ano.

    Tanto na saúde quanto na educação, a falta de saneamento tem efeitos consideráveis – e com conseqüências econômicas desastrosas. Estudo do BNDES estima que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa.

    A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2006 do IBGE registra que 34% da ausência de crianças de zero a seis anos em creches e salas de aula se devem à doenças relacionadas com a falta de saneamento.

    Crianças que vivem em áreas sem saneamento básico apresentam 18% a menos no aproveitamento escolar.

    O impacto no emprego revela que trabalhadores faltam com freqüência 11% maior do que aqueles que tem rede de esgoto na área onde vive.