Inicio
Institucional
ITB na mídia
Notícias ITB
Legado das Águas e Instituto Trata Brasil firmam parceria para debater o saneamento básico no Vale do Ribeira

Legado das Águas e Instituto Trata Brasil firmam parceria para debater o saneamento básico no Vale do Ribeira

Tapiraí Hoje
09/01/2018
 

Miracatu, 8 de janeiro de 2018 – O Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país – firmou uma parceria com o Instituto Trata Brasil com objetivo de incentivar a busca por soluções que levem à melhoria dos serviços de esgotamento sanitário no Vale do Ribeira. O Instituto é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formada por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

O primeiro passo foi a elaboração, em 2015, de uma relação da atual situação do saneamento básico nas cidades vale-ribeirenses. Agora, nessa nova etapa, o documento vai passar por uma revisão na qual avaliará estratégia de atuação nos próximos anos.

“A falta de saneamento básico é a causa de muitos problemas de saúde pública e de meio ambiente. A poluição por despejo de esgoto é a maior causa da poluição dos rios no Estado de São Paulo. Portanto, o estudo vai identificar oportunidades de desenvolver iniciativas para melhorar a qualidade de vida das comunidades do Vale do Ribeira por meio do acesso ao saneamento básico”, diz o diretor da Reservas Votorantim, David Canassa.

De acordo com o Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, a parceria veio a somar esforços no trabalho de conscientização a sociedade para a importância de reivindicar serviços públicos como a água tratada, coleta e tratamento de esgoto. ““Além disso, queremos somar esforços e compartilhar aprendizados sobre a gestão de recursos hídricos com o Legado das Águas e aplicar essas novas ideias à nossa metodologia de trabalho com as comunidades”, afirma.

O Trata Brasil ainda publica anualmente o estudo ‘Ranking do Saneamento’, que diagnostica a condição do abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto nos 100 maiores municípios brasileiros. O estudo mostrou que apenas em 2013, em termos de volume, as capitais brasileiras lançaram 1,2 bilhão de m³ de esgotos na natureza em 2013.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área com sua floresta e rica biodiversidade local vem sendo conservada pela empresa há mais de 50 anos, com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Desde 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicas e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

O Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

(Foto: )



Outras Notícias

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.