Logo Trata Brasil

>Exposição Pastoral da criança

A exposição “Saneamento: o básico que salva vidas” chegou ao término no dia 16 de dezembro, no Museu da Vida, em Curitiba, na sede da Pastoral da Criança, após três meses de exposição, e com mais de 27 mil visitantes.

Com informações sobre a situação da água e esgoto no país espalhadas pelo local, a parceria entre Instituto Trata Brasil, Pastoral da Criança e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) trouxe uma experiência diferente para os visitantes, por meio de materiais lúdicos e tecnológicos.

De acordo com os últimos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano base 2016, atualmente cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao abastecimento de água; metade da população não tem coleta de esgotos e apenas 44% dos esgotos coletados do país são tratados. Esses e outros dados foram expostos em diferentes formas.

Para mostrar o ciclo da água e do esgoto, foram preparadas maquetes, jogos e outras atividades que buscam a inteiração dos visitantes com o tema proposto. Informações sobre acessos aos serviços, impactos à saúde e problemas nas áreas irregulares foram abordados por meio de realidade aumentada, em que o visitante, com o próprio celular ou tablete fornecido pelo Museu da Vida, interagiu com um personagem virtual, apontando o dispositivo para lugares estratégicos nas paredes.

Entre os mais de 27 mil visitantes, estiveram alunos e professores de diversas escolas da Região Metropolitana de Curitiba, além, durante o período eleitoral 2018, os candidatos à presidência Marina Silva e Ciro Gomes.

Confira fotos!