Imagem de ivabalk por Pixabay

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos é celebrado em 15 de outubro.

Esse dia foi criado para conscientizar a população da importância da lavagem das mãos, principalmente em ambientes hospitalares. Todos os anos, milhões de pacientes ao redor do mundo contraem infecções relacionadas à assistência à saúde, ou mais conhecida como infecção hospitalar. Tal infecção é considerada como um dos eventos adversos de maior frequência nos serviços de saúde, muito pelo fato da má higienização, principalmente das mãos.

Além disso, há diversos micro-organismos resistentes que podem ser passados ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. Dessa forma, a higiene das mãos acaba sendo a principal ação para diminuir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, não só em ambientes hospitalares como no próprio dia-a-dia, sendo considerada uma das medidas essenciais para a prevenção e controle de infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais da saúde e a população como um todo.

Ademais, cuidados básicos com a higiene corporal, como lavar as mãos antes de ingerir alimentos e depois que usar o banheiro, são essenciais para evitar doenças e, consequentemente, salvar milhares de vidas.

Vale ressaltar também, a importância de lavar as mãos na atual situação que o país e o mundo vivem com o novo coronavírus e o quão importante é a higienização para combater o vírus.

Veja abaixo um esquema de como lavar as mãos de forma correta:

Retirado de MinutoEnfermagem

Mas como lavar as mãos sem saneamento básico para todos?

Atualmente, o país ainda tem 35 milhões de pessoas em acesso à água potável, dessa forma, são pessoas que não possuem este recurso básico para a higienização correta recomendada pelas autoridades médicas, ou possuem, mas é de qualidade duvidosa, pondo em risco à saúde humana. Ainda, 100 milhões de pessoas vivem em localidades sem acesso à coleta dos esgotos, o que significa que estas pessoas estão vulneráveis em relação a outras doenças (diarreia, leptospirose, dengue, malária, esquistossomose e outras), comprometendo o sistema imunológico e, sobretudo, o desenvolvimento de crianças.

O saneamento básico é vital para uma boa saúde e é de extrema importância toda a população apresentar abastecimento de água em residência, pois só assim poderemos usar a nossa principal arma nesse combate: a lavagem das mãos.

Para saber mais sobre saneamento e saúde acesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da lavagem das mãos

Tempo para ler: 2 min
0