Via Bronx River Alliance

Promovido há 19 anos consecutivos pela World Toilet Organization (WTO), um dos mais importantes eventos de saneamento do mundo, o World Toilet Summit (WTS) teve a 19ª em São Paulo, Brasil, sendo a primeira edição na América Latina, ocorrendo entre os dias 17 e 19 de novembro de 2019.                                                              

Como em eventos anteriores, a edição brasileira recebeu autoridades de diversos países, formadores de opinião, especialistas internacionais, políticos, instituições internacionais e nacionais, que debateram e propuseram soluções em 14 painéis de temas distintos.

Dentre eles, estava Raji Kalra, presidente da Instituição Bronx River Alliance, que contou um pouco mais sobre como funciona o projeto do rio Bronx, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A presença no painel “Despoluição dos rios e oceanos – experiência internacional e desafios no Brasil”, que ocorreu no segundo dia do evento.

A Bronx River Alliance trabalha para proteger, melhorar e restaurar o corredor do rio Bronx, para que ele possa ser um recurso ecológico, recreativo, educacional e econômico para as comunidades através das quais o rio flui. A instituição norte-americana trabalha em estreita parceria com o Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova Iorque para atingir esses objetivos.

O rio Bronx tem 37 quilômetros de extensão que corre da represa de Kensico, no condado de Westchester, através de 13 municípios de Westchester e do Bronx até a confluência de East River e Long Island Sound.

Entretanto, o rio que era limpo e bonito passou a ser um canal contaminado de resíduos industriais e residenciais há cerca de 2 séculos. Em 1974, um pequeno grupo de ativistas comunitários iniciou o difícil processo de limpeza e restauração do rio. O esforço ganhou força e números em 1997, quando o Partnerships for Parks reuniu mais de 60 organizações comunitárias, órgãos públicos e empresas comprometidas em recuperar o rio e melhorar o acesso a ele em todo o Bronx.

Os esforços para restaurar o rio Bronx deram um grande passo adiante em 2001, quando o grupo de trabalho do rio Bronx criou a Bronx River Alliance como uma organização permanente para continuar esse trabalho a longo prazo.

A instituição trabalha por meio de quatro equipes, cada uma incluindo representantes das várias agências e organizações ativas na área, que debatem e decidem políticas e orientações para o programa.

Os esforços de limpeza e restauração do rio são conduzidos pela Equipe de Ecologia, que inclui cientistas, agências reguladoras e organizações comunitárias. O objetivo da Equipe de Ecologia é restaurar a saúde do rio através de políticas e planejamento, bem como trabalho de campo, usando uma equipe de conservação em tempo integral e uma grande variedade de voluntários de dentro da comunidade. Mais de 320 toneladas de lixo, juntamente aos 90 carros e motos, e mais de 7.000 pneus, foram removidos por mais de 18.500 voluntários com mais de 110.000 horas dedicadas para o Bronx River. Além disso, 12.000 peixes nativos foram estocados e uma passagem de barreira foi aberta para os animais marinhos.

A Equipe Greenway, composta por planejadores, designers e advogados de base comunitária e de agências, orienta o planejamento e a implementação do Bronx River Greenway. O Greenway será um caminho contínuo para bicicletas/pedestres e um parque linear ao longo do rio Bronx, incluindo novos parques recuperados. Já foram gastos 230 milhões de dólares para restauração fluvial, replantando mais de 110.000 árvores nativas, arbustos, e outras plantas. Além de 22 acre de novos parques.

A Equipe de Educação, formada por professores, educadores comunitários e cientistas, orienta programas que permitem que os educadores usem o rio como sala de aula, eduquem o público sobre o rio e treinem voluntários para monitorar as condições do mesmo. Mais de 18.000 estudantes já foram envolvidos e mais de 3.500 professores já ensinaram nas margens do rio.

A Equipe de Extensão inclui representantes comunitários, cívicos e empresariais que promovem a Bronxs River Alliance e organizam eventos que atraem as pessoas para o rio.

A Bronxs River Alliance atende a uma comunidade diversificada no Bronx, incluindo principalmente bairros da classe trabalhadora, de baixa renda e imigrantes, como West Farms, Hunts Point, Norwood, Williamsbridge e Soundview. Eles trabalham com mais de 40 escolas locais, organizações juvenis e comunitárias para envolver os moradores no desenvolvimento do Bronx River Alliance e na restauração do rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os esforços para despoluir o Rio Bronx

Tempo para ler: 3 min
0