Promovido há 19 anos consecutivos pela World Toilet Organization (WTO), um dos mais importantes eventos de saneamento do mundo, o “WORLD TOILET SUMMIT” (WTS), teve a 19ª em São Paulo, Brasil. Sendo a primeira edição na América Latina, e ocorreu entre os dias 17 e 19 de novembro de 2019 no Hotel Renaissance.

O problema da falta de banheiros, água tratada e esgotamento sanitário está em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, em pleno século 21, mais de 1 bilhão de pessoas não tem acesso sequer a um banheiro. Bilhões vivem em condição precária de serviços de saneamento básico. No Brasil são aproximadamente 4 milhões de pessoas sem acesso a banheiros.

Como em edições anteriores, a edição brasileira recebeu autoridades de diversos países, formadores de opinião, especialistas internacionais, políticos, instituições internacionais e nacionais, que debateram e propuseram soluções em 14 painéis diferentes que foram divididos entre os dias 18 e 19 de novembro.

Confira abaixo como foi o evento:

Dia 17 – Coquetel de Boas-vindas

No dia 17 de novembro foi realizado um coquetel com o objetivo de dar boas-vindas a todos os(as) palestrantes e participantes do evento. O coquetel foi realizado na Sala Américas do Hotel Renaissance e contou com algumas falas de Edison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil e Jack Sim, fundador da World Toilet Organization (WTO).

Dia 18 – Cerimônia de Abertura e Palestras

No período da manhã do dia 18 de novembro ocorreu a cerimônia de abertura do evento. Nela, estavam presentes inúmeras autoridades, dentre elas o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o Deputado Federal, Geninho Zuiliani. Após a cerimônia, ocorreram diversas palestras até o final da tarde, tendo como foco as consequências que a falta de saneamento traz para o esporte, turismo, gênero, saúde, rios e religião. As palestras foram divididas entre a Sala Pampas e o Teatro Renaissance.

Dia 18 – Jantar “WTO Hall of Fames Awards”

No mesmo dia, à noite, ocorreu um jantar somente para convidados(as), palestrantes e patrocinadores, que teve como principal objetivo premiar pessoas e entidades que se destacaram na luta pelo saneamento básico. Assim como no coquetel, o jantar ocorreu na Sala Américas e entre os principais premiados do evento, estavam João Dória, Governador do Estado de São Paulo, Jack Sim, responsável pela criação do evento e Doulaye Kone, vice-diretor do programa de Água e Saneamento da Fundação Bill e Melinda Gates.

Dia 19 – Palestras

O dia 19 de novembro foi dedicado totalmente a palestras. Assim como no dia anterior, as palestras foram divididas entre Sala Pampas e Teatro Renaissance, tendo como principal foco de debate o planejamento, financiamento e eficiência dos serviços de água e esgoto, visando o legado e a universalização do saneamento básico no Brasil e no mundo. Ainda no mesmo dia, no período da manhã, foi celebrado o Dia Mundial do Banheiro, apresentado pelo fundador da data, Jack Sim, que fez um histórico de como este dia foi abraçado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para saber mais sobre o evento acesse o site:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como foi a 19° edição do World Toilet Summit

Tempo para ler: 2 min
0