Jack Sim

Em preparação para o 19º Encontro Mundial de Saneamento – World Toilet Summit Brasil 2019, a World Toilet Organization e o Instituto Trata Brasil, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa ONU), trouxeram ao país o fundador do evento mundial e principal criador do Dia Mundial do Banheiro, Jack Sim.

O evento aconteceu na última segunda-feira, 23 de setembro, das 09h às 12h em São Paulo, no CIVICO . Jack explicou os trabalhos da organização que gerencia na Ásia, World Toilet Organization, em prol de ampliar o acesso a banheiros e saneamento no mundo, além de pontuar quais são as expectativas do encontro mundial no Brasil em novembro, com a intenção de que o país promova mais ações sustentáveis e que garanta a qualidade de vida das pessoas.

Queremos deixar um legado no Brasil, e enxergamos este projeto do Estado de São Paulo como uma das iniciativas a serem apresentadas, e que contemplam de alguma forma o saneamento, para que possamos replicar em outros locais do país e incentivar os gestores públicos”, completou Jack Sim.

A manhã de apresentações contou ainda com uma rápida fala do Instituto Trata Brasil, que deu um panorama do cenário do saneamento no Brasil e do risco da queda de investimentos impedindo um avanço mais rápido dos serviços no país. A Sabesp, também presente, apresentou um resumo do projeto de despoluição do Rio Pinheiros.

Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, destacou a importância do Governo do Estado de São Paulo e Sabesp estarem juntos no encontro mundial de novembro em São Paulo, apoiando a causa do saneamento no Brasil:

“Temos 35 milhões de brasileiros(as) sem acesso à água e 100 milhões sem acesso à coleta dos esgotos, ainda que o Estado de São Paulo tenha indicadores melhores, enxergamos positivamente o interesse do Governo e, sobretudo, do presidente executivo do Fundo Social do Estado em abraçar nossa causa”.

CENÁRIO DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E NO MUNDO

Brasil – A importância da realização do 19º Encontro Mundial de Saneamento Básico – World Toilet Summit Brasil 2019 – em São Paulo, que acontece de 17 a 19 de novembro, no hotel Renaissance, está relacionado à escassez da infraestrutura mais elementar para o cidadão no Brasil, e no mundo: saneamento básico.

No país, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2017, aproximadamente 35 milhões de pessoas não têm acesso à água e 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta dos esgotos; somente 46% do volume de esgoto é tratado no país, o que corresponde a 5.650 piscinas olímpicas de esgoto sendo despejadas na natureza diariamente. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou cerca de 1,6 milhão de domicílios no Brasil sem acesso a banheiros, o que corresponde a quase 4 milhões de pessoas.

Mundo – Os relatórios do UNICEF e Organização Mundial da Saúde apontam 633 milhões de pessoas no mundo sem acesso a uma fonte de água potável, e ainda 2,4 bilhões de pessoas no mundo vivendo sem saneamento adequado. O acesso ao banheiro pelo mundo também é uma pauta desafiadora, até o momento foi registrado mais de 1 bilhão de pessoas vivendo em áreas sem acesso a um banheiro.

19º ENCONTRO MUNDIAL DE SANEAMENTO BÁSICO – WORLD TOILET BRASIL 2019

O 19º Encontro Mundial de Saneamento Básico – World Toilet Summit Brasil 2019 – acontece entre 17 e 19 de novembro de 2019, no hotel Renaissance, em São Paulo, com palestras, debates e exposições sobre saneamento básico, com líderes e palestrantes do Brasil e do mundo. O evento é pago e tem inscrições abertas no www.wtsbrasil2019.com até 11 de novembro de 2019.

O World Toilet Summit Brasil 2019 é patrocinado pela Sabesp, Unipar, Tigre, Amanco Wavin, Braskem, BRK Ambiental, AEGEA, Iguá Saneamento, Harpic, Arsesp e Saint-Gobain.

Para saber mais sobre o World Toilet Summit acesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIVI-CO, em São Paulo sedia preparação para o World Toilet Summit

Tempo para ler: 3 min
0