O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados realizou o evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico: Municípios e Agências Reguladoras“, na terça-feira (17 de setembro),  que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI).

O principal objetivo do evento foi dar visibilidade a casos positivos em abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos, reconhecendo os esforços dessas cidades e agências reguladoras, além de incentivar as demais cidades do país a atingirem esse sucesso.

Entre as cidades que foram escolhidas para contarem um pouco como estão avançando em saneamento até hoje, estão: Piracicaba (SP), São Ludgero (SC), Hortolândia (SP), Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Rondonópolis (MT), além das agências reguladoras ARSESP (SP), ARSAE (MG) e ARES – PCJ, que é outro pilar do saneamento fundamental, sobretudo para uma gestão eficiente e transparente do setor.

Confira os indicadores dos municípios escolhidos:

O primeiro painel do evento, mediado pelo Presidente Executivo do Trata Brasil, Edison Carlos, discutiu o sucesso do saneamento nas Cidades de grande porte (Vitória, São José do Rio Preto e Piracicaba) e contou com a presença de prefeitos e representantes, entre eles estavam o Prefeito Barjas Negri (Piracicaba); o Secretário do Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain Rocha (Vitória); e o Prefeito Edinho Araújo (São José do Rio Preto).

Painel 1

O segundo painel do evento, mediado pelo pesquisador do ITB e membro da GO Associados, Pedro Scazufca discutiu o sucesso do saneamento nas Cidades de menor porte (São Ludgero, Rondonópolis e Hortolândia) e contou com a presença de representantes das cidades , entre eles estavam a Diretora Presidente do SANEAR, Terezinha Silva de Souza (Rondonópolis); o Vice- Prefeito, José Nazareno Gomes (Hortolândia) ; a Diretora da SAMAE, Judite Peters Schurohff, além do representante da prefeitura Bertoldo Kirchner Weber (São Ludgero).

Painel 2

No terceiro e último painel do evento, mediado novamente pelo pesquisador do ITB e membro da GO Associados, Pedro Scazufca discutiu o sucesso dos serviços de saneamento feitos pelas Agências Reguladoras (ARES PCJ, ARSAE MG e ARSESP SP) e contou com a presença de representantes das Ag. Reguladoras , entre eles estavam o Diretor Paulo Goes (ARSESP SP); o Diretor Dalto Favero Brochi (ARES PCJ) ; e o Diretor Gustavo Cardoso (ARSAE MG).

Painel 3

Após os painéis, Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil e Pedro Scaufca, membro da GO Associados, parabenizaram e premiaram as iniciativas dos prefeitos e diretores, ressaltando a importância do papel da prefeitura e das agências reguladoras aos demais cidadãos.

Confira mais fotos do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Municípios e agências reguladoras com indicadores positivos em saneamento são premiadas em evento em Piracicaba

Tempo para ler: 2 min
0