A nova plataforma de acesso à dados públicos sobre saneamento básico e indicadores socioeconômicos, Painel Saneamento Brasil, parte de uma iniciativa do Instituto Trata Brasil – ITB, que atua desde 2007 em luta para a universalização do saneamento básico no Brasil. Desde então, o ITB acumula estudos, projetos sociais e ações diretas com os três níveis de governo para que os acessos à água e esgotamento sanitário no país alcance toda a população brasileira.

Com a nova iniciativa de ter um portal com informações de municípios acima de 50 mil habitantes, tendo como proposta trazer indicadores de 839 municípios até 2020, iniciando pelas 200 maiores, o Painel Saneamento Brasil permite que o você tenha acesso fácil aos dados de água e esgotamento sanitário de diferentes localidades, desde Unidades da Federação, regiões metropolitanas à municípios.

Ao mesmo tempo, o portal tem como objetivo permitir que haja pesquisas e comparações com outros indicadores socioeconômicos, tais como de internações por saúde, valorização imobiliária, impactos ao turismo e a renda atual das localidades. Dentre as principais ferramentas do portal estão:

• SANEAMENTO +

A ferramenta SANEAMENTO+ permite que você visualize a situação do saneamento numa localidade (país, Unidade da Federação, região metropolitana ou cidade) lado a lado com informações sobre a ocorrência, por exemplo, de doenças associadas à falta de saneamento. São cinco padrões de comparações possíveis: saneamento+saúde, saneamento+educação, saneamento+renda, saneamento+ambiente e saneamento+futuro. Dessa forma, você pode navegar pela plataforma explorando os indicadores de água e esgotos relacionando-os com as informações sobre as implicações que o saneamento pode trazer à saúde, à educação, ao mercado de trabalho e à valorização ambiental. 

• MINHA LOCALIDADE

O módulo MINHA LOCALIDADE permite que você escolha uma localidade e pesquise os dados dessa região, possibilitando também a comparação da situação do saneamento na localidade escolhida com a de alguma outra região de referência. O módulo EVOLUÇÃO, por sua vez, permite a navegação pelos dados de 2010 a 2017 da localidade escolhida, possibilitando análises sobre o avanço do saneamento.

• EXPLORE OS INDICADORES

O Painel saneamento Brasil também traz um módulo de pesquisa livre, no qual você pode consultar e baixar todas as informações do portal. Se você selecionar uma localidade, o sistema retorna todas as informações daquela localidade de 2010 a 2017. Caso queira selecionar o ano, o sistema retorna todas as informações de todas as localidades para o ano selecionado. E se você selecionar um indicador, o sistema retorna todas as informações desse indicador para todos os anos e todas as localidades.

Em resumo, o Painel Saneamento Brasil têm como principal objetivo ajudar e muito a população, dando-a diversos conteúdos e informações para agirem a respeito e exigirem uma melhora nos serviços de água e esgoto, e quem sabe a partir disso, o Instituto Trata Brasil possa mudar também, mesmo que indiretamente, o futuro do saneamento no país.

Quer saber mais dos dados da sua cidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As principais funcionalidades do Painel Saneamento Brasil

Tempo para ler: 2 min
0