Foto Fernanda Carvalho.Fotos Públicas/G1.

De acordo com estudo “Benefícios Econômicos da expansão do saneamento no Brasil” publicado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com ABCON, elaborado pela consultoria EXANTE, em novembro de 2018, aponta que a valorização imobiliária faz parte dos setores que serão beneficiados com a expansão do saneamento básico no país.

Segundo do estudo o saneamento qualifica o solo urbano, valorizando os imóveis. Tendo como base os dados do IBGE 2017, o estudo revelou um impacto expressivo do saneamento sobre o valor dos ativos imobiliários e sobre a renda gerada pelo setor.

Considerando dois imóveis em bairros similares e que se diferenciam apenas pelo acesso ao saneamento, aquele que estava ligado às redes de distribuição de água e de coleta de esgoto poderia ter seu valor elevado em quase 16,4%.

No caso do acesso à água tratada, o diferencial de valor era de 9,0%, na média do país. A ausência de banheiro reduzia o valor do imóvel em 7,4%. Isto indica que a adequação do saneamento básico com a ligação de uma moradia às redes de distribuição de água e de coleta de esgoto, permitiria elevar o valor do imóvel em quase 33%.

Quando o assunto é aluguel de imóveis, em 2016, o valor médio dos aluguéis pagos nas moradias brasileiras que tinham acesso integral ao saneamento era quase 52% superior ao das moradias sem qualquer acesso ao saneamento. Na média das capitais brasileiras, essa diferença foi de 46,8% nesse ano.

Em termos de renda imobiliária, estima-se que o ganho para os proprietários de imóveis que alugam ou que vivem em moradia própria alcance R$ 22,3 bilhões por ano no país, o que totalizará um ganho a valor presente de R$ 447,4 bilhões entre 2016 e 2036.

Esse valor representa a valorização imobiliária esperada devida apenas à melhoria das condições de saneamento nos próximos vinte anos.

Fizemos um post sobre como saber se sua casa está liga à rede de esgoto da concessionária da sua cidade, com algumas dicas.

 

 

1 Resultado

  1. 13 de março de 2019

    […] Outro ponto que poucas pessoas pensam, mas que pode ser um impacto positivo do saneamento básico, é que um bom atendimento desse serviço tende a valorizar bastante a região. E essa realidade, em um país que tem preços altos nesse segmento, pode ser um excelente fomento à economia da região. Imóveis ligado à rede de distribuição de água e à coleta de esgoto, por exemplo, tem o seu valor aumentado em 16,4%. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imóveis com acesso aos serviços de saneamento valorizam o mercado imobiliário

Tempo para ler: 1 min
1