A cada dois anos, os brasileiros são convocados para eleger novos representantes que estarão à frente das grandes decisões que irão influenciar as esferas econômicas e sociais da sociedade.

Este ano, as eleições gerais para presidente, governador, senador e  deputados federais e estaduais ocorrerão no domingo, 7 de outubro de 2018. Um dos temas escolhidos por nós neste texto é falar um pouco sobre o papel do governador no país. Quer saber mais? Continue acompanhando este post.

As principais atribuições ao cargo de governador são de administrar políticas públicas para melhorias dos serviços da segurança pública, saúde, educação e infraestrutura dos municípios. De acordo com dados do site Eleições 2018, de maneira resumida, o governador tem como objetivo:

Cuidar da segurança pública;

• Propor projetos de lei aos Deputados;

• Sancionar ou vetar as leis aprovadas na Assembléia Legislativa do estado;

• Definir e administrar o orçamento do estado;

• Fazer manutenção e cuidar do desenvolvimento da infraestrutura estadual;

• Administrar o sistema prisional;

• Administrar os serviços públicos de educação e saúde;

Como o governador pode contribuir para a evolução do saneamento básico?

O saneamento básico é um problema estrutural do país que ocorre há décadas e se agrava ano após ano. Infelizmente são poucas as autoridades que dedicam certo cuidado com ações voltadas ao saneamento básico.

O governador deve estruturar e realizar uma gestão estadual do saneamento, a fim de criar e aplicar políticas públicas de longo prazo para atingir a universalização do saneamento nos municípios localizados no território do estado em questão.

É essencial que os governadores estabeleçam metas e planos que a universalização seja uma realidade e que de fato, tenha notoriedade e visibilidade do eleitor e dos políticos para que a importância e os investimentos não fiquem sempre no final da fila.

Embora a responsabilidade dos serviços de água e esgoto sejam dos prefeitos, cabe aos governadores buscar auxiliá-los na captação de recursos para obras, além de poder contribuir diretamente na formulação dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) por meio de convênios com as universidades estaduais e outras instituições públicas.

Durante todo o mês falaremos sobre os cargos, as atribuições e o que os governantes podem fazer em prol do saneamento básico, continue nos acompanhando. 

1 Resultado

  1. 27 de setembro de 2018

    […] falamos sobre o papel do governador, confira  e continue nos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições em Pauta: saiba mais sobre o papel do governador no país

Tempo para ler: 2 min
1