via: web

As Organizações não-governamentais, as chamadas ONG’s  (entidades ambientais) estão por todos os setores da sociedade, em âmbito nacional e internacional. As Ong’s são entidades comprometidas e determinadas com causas sociais, como com a situação do meio ambiente, a situação e combate a doenças, educação infantil e etc.

O Instituto Trata Brasil é um Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico.

O trabalho do Trata Brasil é de conscientizar a sociedade para termos um Brasil mais justo, com todos tendo acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Somos um país ainda muito desigual nessa infraestrutura, sobretudo nas regiões mais pobres.

“Principalmente as ONG’s da área ambiental deveriam ter um olhar específico para as necessidades do país em relação ao saneamento básico. É muito comum vermos ongs falando sobre a proteção da água e não citam sequer as dificuldades que as cidades têm para levar o saneamento básico para um bom nível.”, esclarece o presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

Mas você sabia que existem outras entidades que lutam em prol do saneamento básico? Continue acompanhando esse post!

Confira 5 entidades ambientais que lutam em prol da causa ambiental:

  • SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar.

(Fonte: SOS Mata Atlântica)

 

  • WWF

 O WWF-Brasil é uma ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro.

A Ong trabalha ativamente para que as soluções ou prioridades em termos de conservação sejam adotadas, gerando produtos para audiências específicas e articulando ações de políticas públicas a partir dos resultados obtidos em seus projetos ou diagnósticos.

(Fonte: WWF-Brasil)

 

  • Fundação Avina

Fundación Avina é uma fundação latino-americana criada em 1994, enfocada em produzir transformações em grande escala para o desenvolvimento sustentável, através da construção de processos de colaboração entre atores de diferentes setores para impactar de forma positiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Tendo presença em 20 países e operando em nove áreas programáticas, Fundación Avina coordena a Plataforma de Inovação com Sentido, uma aliança para acelerar impacto social e promover uma transformação em grande escala a favor do desenvolvimento sustentável na América Latina, através da combinação da inovação social com a tecnológica e a inovação em negócios.

(Fonte: Fundação Avina)

 

  • Fundação Amazonas Sustentável

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, criada em 8 de fevereiro de 2008, pelo Banco Bradesco em parceria com o Governo do Estado do Amazonas. Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia (2010) e da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos.

A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas.

(Fonte: Fundação Amazonas Sustentável)

 

  • Fundação Caritás

Nacionalmente, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.

A Cáritas valoriza e aposta em ações locais, comunitárias e territoriais, em relações solidárias em que a luta por direitos e a construção de um desenvolvimento local, solidário e sustentável caminham juntas.

Na atuação em gestão de riscos e em situações de emergências, sendo presença solidária e mobilizadora com ações preventivas e de redução de danos, a Cáritas busca firmar a importância de atuar na perspectiva de defesa de direitos.

(Fonte: Fundação Caritás)

 

3 Resultados

  1. Baruc disse:

    Dear Trata Brasil,
    Buscamos uma oportunidade para fazer nossa organização WATERisLIFE mais conhecida no Brasil, conscientizar as pessoas sobre o uso conciente da agua, e unir forças para ajudar aos que mais necessitam.
    Perguntamos se o Trata Brasil nos poderia dar uma ajudinha de alguma forma,
    Muito obrigado senhores e parabens pelo lindo e importantissimo trabalho que voces realizam .
    ” AGUA é VIDA “

  2. É muito importante essas informações, se eu pudessem gostaria muito de poder está trabalhando com essas ONG’S pelo o Brasil afora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 entidades ambientais que lutam em prol do saneamento

Tempo para ler: 3 min
3