No último post sobre livros listamos 7 livros que você precisa ler para entender tudo sobre sobre saneamento básico e seus pilares. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, separamos alguns livros que toda criança deve ler para entender tudo sobre educação ambiental voltada ao público infantil.

Com o passar dos anos, mais e mais livros do universo infantil foram lançados e os autores tomando consciência sobre o real cenário ambiental que vivemos no país, principalmente visando as atitudes das crianças, que são as gotas de futuro.

É sempre bom ter boas referências em mãos, separamos uma lista de 11 livros sobre educação ambiental que podem te ajudar a trabalhar com o assunto, tanto em sala de aula como com as crianças mais próximas à você.

Entre livros conceituados e recém-lançados, confira obras de especialistas que vão te ajudar a refletir sobre o a importância do saneamento básico, qualidade de vida e os cuidados que as crianças devem ter com o meio ambiente.

11 livros que abordam educação ambiental para o público infantil. Confira!

1. Turma da Mônica: Uso Racional da Água e o Saneamento Básico

Autor: Maurício de Sousa

Sinopse: O Instituto Trata Brasil, em parceria com a Maurício de Sousa Produções, lançou a revista oficial ‘Uso Racional da Água e Saneamento Básico’, com o apoio da Sabesp, CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos.

A cartilha oficial visa promover a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, tratamento de água e esgoto. Além disso, está ligado diretamente a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, cujo tema principal é ‘Casa comum, nossa responsabilidade’, voltado ao saneamento básico.

2. Azul e Lindo: Planeta Terra, Nossa Casa

Autor: Ruth Rocha

Sinopse: A convite da Organização das Nações Unidas, a Ruth Rocha e o artista plástico Otavio Roth fizeram juntos este “Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa”, cuja grande inspiração foi a Declaração Mundial sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, em 1972. O livro fala sobre o cuidado que temos que ter com o planeta terra, o que devemos fazer parar preservar nossos recursos para que possamos ter qualidade de vida por gerações.

3. Quem Vai Salvar A Vida?

Autor: Ruth Rocha

Sinopse: Nesta história, um menino aprende na aula de Ciências que devemos preservar o meio ambiente e acaba por levar toda a família — pai e mãe, principalmente, pois a irmã já compartilhava de suas ideias — a repensar seus hábitos. O pai deixa de jogar cigarro pela janela do carro, a mãe tenta tomar banhos menos demorados etc. Tudo narrado com a leveza de estilo que só a Ruth Rocha tem, mesmo quando o assunto é sério. (Fonte: site Ruth Rocha)

 

4. Meio Ambiente: Uma Introdução para Crianças

Autor: Dennis Driscoll e Michael Driscoll – Editora Panda Books

Sinopse: A escassez da água, a má qualidade do ar, a construção de hidrelétricas, as espécies de animais em extinção, a produção de energia eólica, o aquecimento global e a reciclagem são alguns dos temas abordados pela obra.

A cada tópico, o livro traz experimentos científicos que podem ser trabalhados durante o ano escolar ou pelos familiares, em casa, como aprender a dessalinizar a água, a fazer um comedouro de aves com material reciclado ou a cultivar uma árvore.

5. Um dia, um rio

Autor:  André Neves e Leo Cunha, Editora Pulo do Gato
Sinopse: A obra aborda o cenário que envolveu o crime ambiental de Mariana (2015). O livro retrata um menino em sua descoberta de que o Rio Doce se transformou em lama. Utilizando-se mais de imagens do que de palavras, o enredo leva à percepção de que é preciso preservar a natureza e questionar a intervenção humana nos ciclos naturais. (Fonte: EDUCAÇÃO INTEGRAL)

6. A Iara e a poluição das águas

Autor: SAMUEL MURGEL BRANCO

Sinopse: A obra, contada pela Iara (protetora das águas), personagem do Folclore brasileiro, retrata a poluição  dos rios brasileiros.

 

7. O planeta está com febre

Autor: Luciana Rosa

Sinopse: Um certo dia o planeta Terra acordou sentindo-se mal, com o nariz entupido, dores pelo corpo e febre muito alta. Resolveu ir ao médico e descobriu que estava doente. Terra recebeu o diagnóstico de Aquecimento Global. Ele ficou triste, porém encontrou uma forma muito especial de reverter essa situação. Ele precisaria ensinar as pessoas a viver com amor. Somente um sentimento tão nobre seria capaz de gerar uma mudança de comportamento e resgatar o espírito de coletividade. Para isso, é claro, ele contou com a ajuda de crianças do mundo inteiro que se comprometeram a melhorar a saúde do querido planetinha.

Esse é o prefácio do livro “O Planeta está com Febre” retrata o cenário do aquecimento global e suas consequências.

8. 50 Coisas Simples Que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra

Autor: Paula Reis

Sinopse: Eis um livro que ensina as crianças como fazê-lo! 50 COISAS SIMPLES QUE AS CRIANÇAS PODEM FAZER PARA SALVAR A TERRA está repleto de experiências, factos e coisas divertidas. Aprende a conservar a Terra um lugar seguro, saudável para ti, para as outras crianças… e até mesmo para os adultos! Um livro fundamental para as crianças, seus pais e educadores. Para que a Terra viva e nos deixe viver. (Fonte: Estante virtual)

9. Eu fecho a toneira

Autor: JEAN-RENE GOMBERT e JOELLE DREIDEMY

Sinopse: A coleção ‘Com os pés no chão’ trata, em quatro volumes, de temas fundamentais para a educação ambiental – preservação de animais e plantas, economia de água, economia de energia elétrica e a reciclagem de lixo. Em ‘Eu fecho a torneira’, após apresentar informações sobre a água, o autor mostra quais ações levam à poluição ou ao desperdício e conclui com dicas de como adquirir bons hábitos para economizar a água. (Fonte: google books)

10. Tanta água

Autor: Marta Bouissou Morais

Sinopse: Tanta água é um livro que oferece ao aluno iniciante do ensino fundamental oportunidades de discutir a importância dos recursos hídricos para a regulação do clima e a vida na Terra, além das medidas para a conservação desse recurso. Por ser dirigido a crianças que se iniciam na leitura autônoma, houve cuidado na escolha do vocabulário e na construção das frases. Existe também abundância de imagens, que constituem ferramentas para apropriação do texto. (Fonte: Dimensão)

11. Reciclagem, a aventura de uma garrafa

Autor: Mick ManningBrita GranstromRuth Salles

Sinospe: Para entender melhor o que é poluição ambiental e o processo de reciclagem, as crianças acompanham uma garrafa lançada ao mar. Enquanto levanta hipóteses sobre os destinos da garrafa, o livro explica a importância do processo de reciclagem.

Gostou do nosso post? Continue nos acompanhando nas redes sociais!

1 Resultado

  1. 16 de outubro de 2018

    […] lúdicas, é interessante trabalhar na sala de aula com outros materiais, fizemos um post sobre 11 Livros que toda criança precisa ler sobre educação ambiental e alguns Documentários e filmes sobre saneamento básico que você precisa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Livros que toda criança precisa ler sobre educação ambiental!

Tempo para ler: 5 min
1