Atualmente temos uma variedade de literatura do setor de saneamento básico para que profissionais da área, estudantes e curiosos possam se atualizar.

É sempre bom ter boas referências em mãos, separamos uma lista de 7 livros sobre saneamento básico que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto.

Entre livros conceituados e recém-lançados, confira obras de especialistas que vão te ajudar a refletir sobre o a importância do saneamento básico, qualidade de vida e ter dar dimensões mais claras sobre a regulação, leis e a proteção do meio-ambiente.

Quer entender mais um pouco sobre o setor do saneamento básico? Você precisar ler esses livros, confira!

1. Saneamento Básico no Brasil

Autora: Carolina Mota

Sinopse

O livro reúne estudiosos jovens com ampla visão do setor e sólida formação, especialmente jurídica. a obra propõe compreensão da função, possibilidades e os limites do direito na solução de problemas de complexos como a falta de saneamento básico.

 2. Saneamento Básico: Temas fundamentais, propostas e soluções 

Autores: Coordenação de Saneamento Básico do conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil/Guilherme Gomes Luna/Luiz Felipe Graziano/Rodrigo Pinho

Sinopse

Com a colaboração de renomados profissionais engajados com o tema, a obra busca identificar os principais entraves e propor alternativas para que o país possa finalmente atingir a universalização destes importante serviços.

3. Direito do saneamento: introdução à lei de diretrizes nacionais de Saneamento Básico 

Autor: Luiz Henrique Antunes Alochio

Sinopse

Esta publicação com base na nova legislação analisa os princípios fundamentais, a questão da titularidade e da prestação regionalizada, o planejamento e regulação e a cobrança pela prestação do serviço essencial . O autor ainda discorre sobre aspectos técnicos, mencionados nos votos já proferidos pelo Supremo Tribunal Federal, tocando na moderna questão do controle social e o comprometimento das políticas para o setor.

4. Tietê – presente e futuro 

Autor: Carlos Tramontina

Sinopse

Carlos Tramontina revê no livro todas as etapas do projeto, desde sua viagem a Seul, onde conheceu o processo de despoluição do rio Han, semelhante ao Tietê,até a chegada do flutuador à cidade de Barra Bonita, no interior de São Paulo. Além de denunciar a triste realidade da poluição do rio, o autor conta a história das pessoas que vivem às suas margens, destacando os aspectos sociais e humanos que acompanham a degradação do meio ambiente.

 

 

5. Regulação: controle social da prestação dos serviços de água e esgoto 

Autores: Alceu de Castro Galvão Junior e Marfisa Maria de Aguiar Ferreira Xineses
Sinopse
a obra tem como objetivo reunis experiências nacionais e internacionais na regulação so setor do saneamento básico, estudos técnicos e científicos da área, no sentido de difundir a cultura da regulação do país, tão necessária para se alcançar a universalização da prestação dos serviços no país.

 

6. Faça-se a água 

Autor: Seth Siegel

Sinose

  Faça-se a água ilustra como Israel pode servir de modelo para os Estados Unidos e os demais países do mundo, mostrando como amenizar o resultado das calamidades hídricas iminentes. É um relato inspirador acerca da visão e do sacrifício de uma nação e de um povo que há muito fizeram da segurança hídrica uma prioridade essencial. Apesar dos poucos recursos hídricos naturais, com uma população e uma economia em rápido crescimento e vizinhos frequentemente em conflitos, Israel tem consistentemente ocupado a posição de líder na curva de inovação hídrica – que deve assegurar um futuro dinâmico e vital.

 

7. Parcerias Pública-Privada – experiências, desafios e propostas 

Autor: Gesner Oliveira

Sinopse

esse livro tem como objetivo engajar o público e profissionais do setor da importância da parceria público-privada, além disso, leitor encontrará textos que abordam o tema em todas as suas dimensões, da teoria à prática.

 

Confira nossas publicações:

9 Resultados

  1. Adir Faccio disse:

    Parabéns pela constante preocupação com o saneamento básico. Alguém precisa chamar a atenção do que ficou por muitos anos sem a atenção devida pelo poder público e pela população. A responsabilidade é dos poderes federais, estaduais e municipais, mas principalmente da população.
    O Trata Brasil vem fazendo a sua parte: chamando a atenção pela falta de atenção ao setor. Parabéns!

  2. IGNÁCIO MAHFUZ disse:

    Senhores,
    SAÚDE E PAZ!
    Gostaria de receber/adquiri os livros “FAÇA-SE A ÁGUA” e “PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS”.
    Como proceder?
    Endereço: CAIXA POSTAL 44 = CEP 95200-000 = VACARIA/RS.
    Abraço fraterno,
    Ignácio Mahfuz

  3. EMB disse:

    Excelentes sugestões de livros. Como podemos conseguí-los?

  4. QUERO MUITO PODER LER ESSES LIVROS…..

  1. 13 de março de 2018

    […] lista anterior listamos 8 livros que você precisa ler sobre saneamento básico e suas vertentes, neste daqui, listamos 6 documentários e vídeos que você precisa assistir para […]

  2. 5 de junho de 2018

    […] último post sobre livros listamos 7 livros que você precisa ler para entender tudo sobre sobre saneamento básico e seus pilares. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, separamos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 livros sobre saneamento básico que você precisa ler!

Tempo para ler: 3 min
9