Apesar de algumas cidades do país possuírem resultados negativos nos índices de saneamento básico no que diz respeito à água e esgotos tratados, outros apresentam índices muito positivos nesses quesitos.

Existem fontes de inspiração de municípios com saneamento básico adequado, ao decorrer do ano apresentamos alguns casos de sucesso no nosso site, e premiamos boa parte destas cidades em eventos em São Paulo desde 2015.

É preciso entender alguns dos passos tomados pelos governantes nesses municípios, para ajudar outros á direcionar esforços e aguçar sua ambição.

Melhores resultados:

Promovido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Itron, a Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental da Câmara dos Deputados (SANEAR), o Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV, o evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico”, que aconteceu em outubro de 2017, no auditório da FGV-Berrini, em São Paulo, discutiu os principais casos de sucesso em saneamento básico de algumas cidades brasileiras como também o panorama sobre perdas de água e suas consequências.

O evento contou com a presença de prefeitos de algumas cidades que estiveram presentes para receber os troféus por bons resultados em saneamento básico.

As cidades premiadas foram: Ponta Grossa (PR); Presidente Prudente (SP); Piracicaba (SP);  de Lagoa da Prata(MG); Lins (SP); Cachoeiro do Itapemirim (ES);  Umuarama (PR) e São Caetano do Sul (SP).

Os municípios que já foram premiadas em anos anteriores: Cascavel (PR), Curitiba (PR), Franca (SP), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Maringá (PR), Niterói (RJ), Palmas (TO), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP) e Uberlândia (MG).

Todos os prefeitos em questão falaram sobre incentivar outros prefeitos a seguir em frente até a universalização do saneamento básico. Para conferir o vídeo do evento, clique aqui.

Quer saber como a população pressionou seus prefeitos para que o saneamento básico fosse uma realidade? Confira:

  •  Reunir e conversar: Fale com moradores, vizinhos e escolas sobre os problemas de saneamento do local. Faça uma reunião com as pessoas interessadas e proponham solução.

 

  • Conhecer o tamanho do problema: Quantas famílias no eu bairro, comunidade ou distrito estão sem abastecimento de água ou coleta de esgoto, lixo e com problemas de enchente?

 

  • Pensar em soluções : O que fazer para resolver a falta de água ou a coleta de lixo? Para quais ações o próprio grupo pode apresentar soluções? Quais ações vocês precisam de ajuda?

 

  • Escolher representantes: Quem do grupo pode falar com os outros moradores sobre o que levantaram? Como cada um pode contribuir na conscientização dos demais?

 

  • Divulgar para a comunidade: É hora de engajar todos os moradores: saneamento básico é um direito garantido por lei! Que tal uma apresentação ou exposição na comunidade sobre o tema?

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bons resultados em saneamento básico. Como consegui-los?

Tempo para ler: 2 min
0