Foto: Pixabay/Rafael_Neddermeyer

O número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente, desde bairros periféricos, à condomínios. A contaminação pode acontecer por diversos fatores, mas o mais comum é pelo  contato com esgoto à céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas ou de animais, por bactérias ou vírus.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,5 milhão de crianças menores de 5 anos acabam morrendo por causa da doença relacionadas à falta de esgotamento sanitário.

Em muitos lugares do Brasil a situação ainda é crítica, infelizmente, mais de 100 milhões de brasileiros ainda não possuem serviços de coleta de esgoto e tratamento de água, esse cenário é uma ameaça para qualidade de vida da população.

O acesso ao saneamento básico, em especial aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é urgente para diminuirmos o número de internações por diarreia no país. O saneamento ajuda também a melhorar a qualidade de vida da população e diminui os gastos com a internação.

As vantagens de expansão da rede de esgoto são inúmeras, além da valorização imobiliária, econômica, educacional e diminuição da proliferação de doenças que coloca em risco à saúde de toda população, especialmente das crianças, que estão entre as principais vítimas na faixa etária entre 0 e 5 anos com maior probabilidade de morrerem por doenças relacionadas a falta de acesso a esgoto coletado e tratado de forma adequada.

A prefeitura é a principal responsável por conseguir recursos para resolver esta situação, mas a população precisa reivindicar estas obras, além disso, é necessário entrar em contato com autoridades locais e principalmente com o prefeito para que ele coloque a coleta e tratamento do esgoto como prioridade em seu mandato.

SAIBA MAIS – esgoto à céu aberto

  • A falta de coleta e tratamento de esgoto e a consequente contaminação da água, são sérios riscos à saúde das nossas crianças;

•  O saneamento no Brasil não combina com um país que quer ser destaque para o mundo;

O Brasil investe apenas um terço do necessário em saneamento;

Os investimentos em saneamento estão emperrados. Falta planejamento e gestão por parte do Governo;

• Os investimentos em saneamento melhoram a economia do país;

2 Resultados

  1. Marcio disse:

    Realmente, nós que temos uma desentupidora sabemos exatamente o quanto isso afeta o meio ambiente. Na verdade para criarmos uma consciência de sustentabilidade vai levar ainda tempo. Mas vamos em frente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O esgoto à céu aberto é um risco para a saúde da população

Tempo para ler: 2 min
2