O projeto “Água e Cidadania pela Vida” é uma parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), a empresa Itron e o Instituto Trata Brasil no qual foi desenvolvido em dois bairros contemplados com redes de água potável.

As comunidades de Vila Athenis e Jardim da Amizade fazem parte do Programa Consumo Responsável, desenvolvido pelo Dmae.

Sobre o projeto Água e Cidadania pela vida

Com o projeto Água e Cidadania pela Vida, os bairros receberam redes provisórias de água potável e também melhorias no sistema de medição de consumo através das tecnologias desenvolvidas pela ITRON.

O Trata Brasil entra no projeto educando e conscientizando os moradores sobre o uso racional a água, seja através de oficinas, seja com outras atividades que fazem os moradores pensarem sobre seus hábitos de consumo.

Ao final das medições observou-se que 60% dos moradores da Vila Athenis encontravam-se na faixa de consumo de água recomendada ou tolerável, enquanto no Jardim da Amizade este nível chegou a 70% dos moradores.

A média de consumo de água diário recomendada pela organização das Nações Unidas (ONU) é de 110 litros por dia por habitante, mas no Brasil é mais comum encontrarmos usos mais próximos dos 200 litros diários.

No vídeo pode-se ter um gostinho da importância do projeto nas comunidades, como os próprios moradores mostram. Confira

 

Além disso, você pode ficar por dentro de outros projetos do Instituto Trata Brasil aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Água e Cidadania pela Vida, o projeto que incentiva consumo responsável

Tempo para ler: 1 min
0