Neste ano de 2017, o Instituto Trata Brasil lançou um novo projeto em parceria com a atleta Daiane dos Santos. Trata-se do “Água na Escola – Gotas de Futuro”, que aconteceu em algumas escolas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mais próximas à bairros e regiões que abrigam mais de 40 mil moradores e cujas escolas demandam atividades de educação ambiental. É também um local que busca resolver os problemas de saneamento básico, em especial o acesso ao esgotamento sanitário.

A parceria com Daiane dos Santos foi natural, uma vez que a atleta já é Embaixadora do Instituto e muito ligada às causas ambientais. Daiane é um exemplo não somente de atleta, tendo conquistado inúmeros títulos nacionais e internacionais, mas também como educadora, através do projeto “Brasileirinhos” e outros que buscam formar jovens cidadãos nos conceitos de responsabilidade social, cidadania, autoestima e confiança.

O tema “saneamento básico” foi escolhido porque no Brasil ainda há grandes desigualdades no acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgotos. Segundo o Ministério das Cidades, ano 2015, o país ainda possui mais de 35 milhões de brasileiros sem água tratada e cerca de 100 milhões sem coleta de esgotos, principalmente nas áreas mais vulneráveis (favelas, áreas irregulares, bairros afastados).

O projeto objetiva, através de palestras recreativas e atividades lúdicas, conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e de reivindicarem as redes para coleta e tratamento dos esgotos. Trata também da importância de as moradias estarem conectadas às redes, onde elas já estejam instaladas. Saneamento básico ajuda a termos qualidade de vida e nos protege contra as doenças da água poluída.

Foram atingidas mais de 2500 pessoas, entre elas alunos, professores e população. Confira:


A situação do saneamento básico no Brasil é preocupante; os dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2015, mostram que cerca de 83,3% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, 50,3% da população possui acesso à coleta de esgoto e somente 42% dos esgotos são tratados.

Em comemoração aos 10 anos de muito trabalho, o Instituto Trata Brasil em parceria com a Sabesp, produziu um documentário elaborado pela Kurundu Filmes. O vídeo aborda a importância da água e do esgotamento sanitário em comunidades vulneráveis que passaram a receber esses serviços. Intitulado “A luta pelo básico – saneamento salvando vidas”, o vídeo mostra relato de moradores e líderes comunitários falando da qualidade de vida, antes e depois dos serviços.

Os locais mostrados são bairros localizados dentro e no entorno da cidade de São Paulo, em especial as comunidades do Cantinho do Céu e Comunidade do Vietnã, na zona sul, bairro Itajuíbe, na zona leste, e Vila Tanquinho, localizada no município de Ferraz de Vasconcelos.

Visitamos também, comunidades em Porto Alegre, como a Vila Dique, Vila Amizade e Vila Athenis. Há também depoimentos de moradores em municípios de Pernambuco, como Buíque e Itaíba.
Os depoimentos testemunham a redução dos casos de doenças, o aumento da autoestima e da perspectiva de vida das pessoas a partir da chegada do acesso regular à água potável e coleta de esgotos. Além disso, os relatos mostram ainda que os serviços de saneamento normalmente vêm acompanhados de outras infraestruturas, como asfaltamento, iluminação, pública, entrega de correspondência, regularização do CEP, entre outros que ajudam na busca por empregos e trazem mais dignidade às pessoas.

O Instituto Trata Brasil vem promovendo estudos e debates visando mostrar a realidade da falta de saneamento em áreas irregulares e reforça a necessidade de que se chegue a um entendimento institucional que permita avançar com as redes de água e esgoto nessas áreas já consolidadas. Não podemos mais fazer de conta que essas pessoas não existem. O direito à saúde e à vida deve prevalecer nos entendimentos entre prefeituras, ministério público, órgãos ambientais e empresas de saneamento.

O Instituto Trata Brasil lança série de vídeos que contempla informações sobre os benefícios e impactos da falta de saneamento no país.

O Instituto Trata Brasil lançou um projeto em parceria com a atleta Daiane dos Santos

(11) 3021-3143
tratabrasil@tratabrasil.org.br